Quem tem direito à Cidadania Italiana? 

Todo descendente de italiano pode adquirir a cidadania, sem limite geracional! 

Caso você tenha se casado com um(a) italiano(a) há pelo menos dois anos, pode solicitar a sua cidadania. Após residir na Itália por um período fixo, você tem direito de ser um cidadão por meio da naturalização. 

 

Quanto tempo leva para obter a Cidadania Italiana? 

O prazo pode variar consideravelmente, dependendo do método escolhido e da precisão

dos documentos apresentados.

Solicitações feitas Via Consulado podem levar até 10 anos para serem concluídas. Em contrapartida, o processo Via Judicial CLICÁVEL costuma resultar na cidadania em cerca de 02 anos. 

 

Como faço para iniciar o meu processo? 

O primeiro passo é descobrir se você tem direito ao reconhecimento da cidadania italiana através da árvore genealógica de sua família. Você deve apresentar os documentos necessários para desenvolver o processo, os quais são: certidões de nascimento, casamento e óbito, isto de todas as pessoas que fazem parte de sua linha direta de transmissão.

 

Quais são os documentos necessários para a obtenção da Cidadania Italiana?

Certidões de nascimento do italiano ao requerente;

Certidão de óbito do italiano até o requerente;

Certidão de casamento do italiano ao requerente. 

 

Cidadania Italiana é só para quem tem sobrenome Italiano? 

É comum que o sobrenome de uma família se perca com o passar das gerações – e isso não revoga o seu direito à cidadania!

Se o nome da sua família não foi passado para você, ainda é possível abrir o seu processo para ser um cidadão italiano.

Nesse caso, optamos por um meio chamado “jus sanguinis” (direito de sangue), pois a Constituição Italiana determina que filhos de italianos, mesmo nascidos em território estrangeiro e sem sobrenome, são cidadãos da Itália.

 

É preciso saber italiano para tirar cidadania? 

De forma geral, o conhecimento da língua não é um requerimento – mas há exceções!

Em processos de naturalização, como por casamento, o conhecimento da língua italiana (nível B1) é obrigatório e deve ser comprovado via teste de proficiência (CILS).

 Já, se você está no processo por descendência, saber a língua é opcional, mas pode ser uma ótima vantagem para aqueles que desejam se conectar mais com sua cultura familiar ou que buscam o reconhecimento diretamente na Itália.

 Aqui, na Ello, além de oferecermos a melhor assessoria para conquistar a sua cidadania, também trabalhamos com aulas de italiano CLICÁVEL em diferentes modalidades.

 

Eu perco minha cidadania brasileira ao adquirir a italiana? 

Isso é um mito! Ao adquirir a Cidadania Italiana você se torna uma pessoa com dupla nacionalidade. Dar entrada no processo é começar uma caminhada rumo ao mundo. É explorar as melhores oportunidades de cada país, de cada continente.

 

Preciso fazer o processo na Itália? 

Com a Cidadania Judicial, não é necessário sair do Brasil para realizar o seu processo!

Via Justiça Italiana, nós fazemos o levantamento de todos os documentos e protocolamos o processo lá. Tudo sem a necessidade da sua presença – fazendo com que você seja Cidadão Italiano sem sair do Brasil e ter os custos de uma viagem.

Sara Milano

Normalmente responde em até uma hora